Alemanha – Maratona de Berlim

Alemanha

Maratona de Berlim

 

Largada

 

Olá queridos!
Estive em Berlim mês passado pra participar da maratona! (42,195km) e aproveitei pra passear um pouco pela cidade!
Foi minha 10° maratona no total, e a 4ª em Berlim!
Tenho algumas dicas pra quem vai fazer a prova, que normalmente é no último domingo de setembro, mas esse ano teve a data alterada para o fim do verão europeu (17/09), o que não ajudou muito nos “recordes pessoais”, já que a temperatura estava bem acima do esperado!

 

Esperando a Largada

A feira de retirada dos kits, inicia (geralmente) na 5ª feira que antecede a prova, às 14hs. (além de abrir sexta e na véspera da prova)
Minha sugestão é tentar chegar na cidade na 4ª, ou no máximo na 5ª, pra fazer a retirada de kit logo no primeiro dia de feira e evitar as imensas filas e falta de mercadorias, já que elas vão acabando rapidamente.
Apenas corredores entram no pavilhão de retirada dos kits, mas quem estiver com acompanhante, existe um “feira” com alimentos típicos alemães e bebidas, logo do lado de fora do pavilhão! É só combinar um ponto de encontro!

 

Feira de Retirada de Kits

 

Percurso da Prova

 

Feira de Alimentos e Bebidas

Não há wifi na feira e pra pegar um taxi de volta pro hotel, às vezes é preciso caminhar um pouco. Não há ponto na porta e Über em Berlim é mais caro que taxi!
Kit nas mãos, é hora de muita hidratação e armazenar carboidratos pro domingo! (Dei dicas de restaurantes em outro post)
Não há Gatorade em Berlim, então se você está acostumado com a bebida, leve do Brasil!
Durante a prova a hidratação é apenas a cada 5km e o 1º isotônico é servido a partir do km 21! Eles servem chás durante a prova, mas normalmente, não é uma bebida que estamos acostumados a tomar durante os treinos no Brasil!
Programe-se bem, hidrate-se e curta muito a prova!
Se o dia estiver bonito, deve ter bastante gente nas ruas torcendo e incentivando os corredores, o que é muito gostoso! Por esse motivo a largada é tarde. (Após às 9hs)
A prova é, de fato, muito plana e a 2ª metade é mais bonita e mais turística, o que nos ajuda muito quando mais precisamos de um incentivo!
No km 41, quando viramos à esquerda e damos de cara com o Portão de Brandemburgo, é pura emoção!!
Acelere, porque depois de passar por ele, ainda faltam 400m de muita alegria!
Parabéns, maratonista! Você concluiu a prova!

 

Chegada

Gostaram das dicas da maratona?
Nos próximos posts vamos descansar em Mykonos!
Até lá!! Beijos

 

Para consultas de roteiros e passagens, entre em contato com:

MILLABUZAID@INTERTURNET.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *