Alemanha – Berlim

Alemanha – Berlim

Ber-lin!
Queridos leitores, agora sim, um pouco de turismo, sem corrida, por Berlim!
Bem, as duas vezes que estive na cidade, foram pra fazer a maratona, então não turistei tanto o quanto a cidade merece, porque estava “poupando pernas” pros 42km! 
Nos hospedamos no Pullman Berlin, um excelente hotel, com ótima localização.

Pullman Hotel

Pullman Hotel

Visitamos muitos pontos turísticos à pé e em outros, fomos de carro ou taxi (estacionar em Berlim, é fácil).
Berlim é mais espaçosa e moderna que a maioria das capitais européias! Você não precisa alugar carro pra conhecer a cidade, mas se você vai partir de carro daqui pra outro lugar, minha sugestão é já alugar o veículo no aeroporto mesmo! Da primeira vez fizemos isso, e alugamos uma X5, muito confortável pra toda viagem, mas da segunda vez deixamos pra alugar no último dia, em uma locadora ao lado do hotel, e pra nossa surpresa, “os carros bons” (alemães) ficavam todos na locadora do aeroporto, por causa da procura e fizemos uma viagem longa em um Chevrolet pequeno! Cuidado!

X5

Um dos diferenciais da Alemanha, são as Autobans, sem limite de velocidade, então, essa dica é especialmente para os homens que gostam de velocidade: a locadora Avis, que fica na rua Budapester, aluga Porsches, desde que sejam devolvidos na própria Berlim. É só pra uma “brincadeira”  mesmo! Claro que alugamos, uma Panamera, por apenas E$200 (período de 24hs), fomos pra uma Autoban, além de passearmos por toda cidade! Onde mais você vai poder testar a potência desse motor?

Panamera

Panamera na Autoban



A capital alemã é um ótimo centro de compras, não apenas pelas grifes luxuosas da Friedschsstrasse, mas também por suas lojas de departamento, como a famosa KaDeWe! Vale muito uma visita, e de onde nos hospedamos, passeamos por tudo isso à pé!
Mas claro que Berlim não é só compras, longe disso! A capital alemã transborda história, a começar por suas construções! O muro que dividiu a cidade em Oriental e Ocidental até 1989, não existe mais, mas a divisão é nitidamente percebida até hoje, pelas antigas construções da extinta Berlim Oriental em contraste com os novos e modernos prédios do que foi Berlim  Ocidental! 

O que restou do muro, você pode visitar, em um memorial que se estende por 1,4km na rua Barnauer e conhecer um pouco mais da história no Museu do Muro. Próximo ao museu também é possível conhecer um antigo “portão” de passagem de uma Berlim à outra, o Check Point Charlie!
Berlim é repleta de museus que remetem à Segunda Guerra, como o Museu do Holocausto e até extintos Campos de Concentração próximos à cidade, mas além de não termos tido tempo pra visitarmos todos, essa parte da história é muito triste e a mim, não faz bem!
Prefiro a Berlim dos parques, das lojas, dos restaurantes e passeios ao ar livre!
Da segunda vez, como estávamos em um grupo grande, fizemos um passeio de ônibus, que passa pelos pontos turísticos mais famosos! Foi muito divertido e interessante!

Muro de Berlim
Check Point Charlie

Outros lugares imperdíveis em Berlim, são o parque Tiergarten, onde está o famoso Portão de Brandemburgo, a moderníssima Potsdamer Platz, com vários restaurantes deliciosos, como o Oscar & Co e a Alexanderplatz, que além de ser um local para mais compras e restaurantes, tem um pequeno Oktoberfest montado ao ar livre, com comidas típicas e a tradicional cerveja alemã!
Como boa maratonista, estava sempre atrás de um restaurante italiano, pra comer massa! Uma dica diferente, barata e rápida, é a rede Vapiano, onde você monta seu prato e divide sua mesa com outras pessoas! Vale bastante a visita!

Portão de Brandemburgo
Potsdamer Platz
Oscar & Co
Alexanderplatz

Então, gostaram de Berlim?
Nossa próxima parada: Dresden.
Até! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *